quarta-feira, 20 de julho de 2016

Agrônomos apostam na internet para difundir tecnologia agrícola


Os técnicos e produtores rurais brasileiros têm uma nova fonte de informações. O Portal Ciência do Solo (www.cienciadosolo.com.br), plataforma criada por um grupo de engenheiros agrônomos paranaenses, se transformou em um dos primeiros veículos de educação à distância voltado ao agronegócio. No Portal, são oferecidos cursos e congressos técnicos de forma online, permitindo aos participantes flexibilidade para acessar o conteúdo de onde estiverem, seja na fazenda, no escritório, em viagens ou em sua casa.

Fundado em 2010, o Portal Ciência do Solo inicialmente possuía o formato de site para a divulgação de resultados de pesquisa e de dias de campo realizados em sua área experimental própria, no Norte do Paraná. Esses Dias de Campo ganharam apoio de instituições como a Embrapa Soja, ESALQ/USP, UNESP e Fundação MT.

Em 2015, os empreendedores perceberam que poderiam utilizar a plataforma para expandir seu público e criar um negócio. “Tivemos que transferir um Dia de Campo da fazenda para um auditório porque choveu. No auditório, o espaço era limitado, tentamos restringir o público a 200 pessoas, mas no dia do evento apareceram 260 produtores rurais. Ficamos felizes pela valorização do nosso trabalho, mas insatisfeitos por não conseguir acomodar com conforto todo o pessoal. Então notamos que para atingir um público maior, o uso da internet poderia nos dar velocidade e escalabilidade, explica Luiz Tadeu Jordão, fundador da plataforma, que atualmente conclui doutorado em Purdue University, Indiana, EUA.

A nova fase do Portal Ciência do Solo está sendo marcada pelo lançamento do 1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura, que ocorrerá entre os dias 7 e 13 de agosto, com 33 palestras gratuitas em vídeo, com datas e horários determinados. O evento, viabilizado com recursos próprios e de patrocinadores, é totalmente gratuito e conta com a participação de pesquisadores renomados no Brasil. Com o tema “Bem-vindo à agricultura do futuro”, o Congresso vai analisar cenários econômicos e tendências de mercado, logística, inovação e tecnologia no agronegócio, manejo do solo e da adubação, sistemas integrados de produção agropecuários e proteção de cultivos.

Segundo Jordão, são muitas as vantagens em organizar um evento desse porte e formato. “Primeiro, não precisa de espaço físico. Isso significa que não tem dificuldade em escolher a cidade para a realização nem ter de se preocupar com deslocamento de palestrantes, por exemplo. Sem contar no conforto e flexibilidade aos participantes que podem assistir ao congresso de onde estiver, via computador, tablet ou smartphone", afirma Jordão.

Inscrição fácil

Para participar, é preciso apenar cadastrar um e-mail válido e aguardar uma mensagem da organização confirmando a inscrição. O e-mail funcionará como login do usuário para assistir as palestras. Em cada dia do Congresso, os participantes receberão mensagens com aviso do horário e tema a ser abordado. O 1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura conta com o patrocínio prata da Fortgreen e bronze da Produquímica.

Serviço

1º Congresso Brasileiro Online de Agricultura é gratuito, mas as vagas são limitadas. O evento será realizado entre os dias 7 e 13 de agosto na plataforma online do Portal Ciência do Solo www.cboa.com.br. A programação se inicia às 15h (Brasília) do dia 7.

Fonte: CBOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em alguns instantes!