terça-feira, 13 de junho de 2017

CATI 50 anos

Apresentações de indígenas, quilombolas e feira de produtores rurais são algumas das atrações das comemorações dos 50 anos da CATI

Um dos diferenciais da CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que completa 50 anos no próximo dia 20, é a capilaridade de seu corpo técnico e de suas ações. Agrônomos, veterinários e zootecnistas estão constantemente nos campos, no entanto uma rede vasta de profissionais trabalha nos bastidores dos campos paulistas para que linhas de crédito sejam liberadas, processos sejam aprovados, capacitações sejam realizadas e tantas outras ações que beneficiam diretamente os agricultores e a população de São Paulo. 
Para integrar servidores da agricultura e produtores rurais, serão oferecidas, na sede da instituição, em Campinas, atividades que mostrarão aos funcionários das 40 Regionais da CATI, sendo que parte deles conhecerá a sede do órgão pela primeira vez, alguns dos resultados das suas rotinas de trabalho. Logo pela manhã, será oferecido um café da manhã com a participação do quarteto musical “Sol Maior”, formado por produtores rurais de Socorro, atendidos pela instituição. Na sequência, haverá uma visita aos departamentos da sede para que todos conheçam e se atualizem sobre os serviços desenvolvidos pelos funcionários de Campinas. Durante o trajeto, mudas serão plantadas no parque onde está sediada a instituição. As atividades matutinas se encerrarão com a apresentação de canto e dança do “Grupo Cultural Aldeia Rio Branco”, da Associação Indígena Mbya Guarani Piray Pora, de Itanhaém, município vinculado à CATI Regional São Paulo. Com mais de 100 anos de existência, a Aldeia possui 18 famílias que totalizam cerca de 100 pessoas, as quais produzem banana, abacaxi, mandioca e palmito; contam com o apoio do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado e assistência da CATI e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Abrindo as festividades na parte da tarde, um jogo de capoeira será realizado por mais uma comunidade tradicional, o grupo “Puxirão Bernardo Furquim", formado por jovens e crianças do Quilombo São Pedro, que recebe apoio da CATI Regional Registro e investimentos do Projeto Microbacias II. 

Além das apresentações culturais, produtores rurais atendidos pela instituição irão expor e comercializar seus produtos, entre eles frutas, hortaliças, doces, mel, pimenta, sucos, entre outros. 

A Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho (AVA) de Jundiaí levará à sede da CATI o primeiro envase móvel de vinho do Brasil, construído com apoio do Microbacias II – Acesso ao Mercado. Ao entrar no caminhão, os visitantes irão conhecer o processo completo – do envase à rotulagem - e degustar o vinho e o suco dos cooperados. 

Para relembrar as ações mais marcantes neste cinquentenário, Regionais da CATI irão expor pôsteres, que mostrarão, por meio de fotos e frases, os projetos regionais e gerais mais marcantes durante essa trajetória. 

Em dia de festa, também tem desconto e diversão. O Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI irá conceder, especialmente no dia 19 de junho, 50% de desconto em todas as mudas comercializadas. Além disso, os funcionários poderão usufruir, de graça, de quick massage, com a massagista Celia Lira; maquiagem express com Fernanda Corder; show close-up magic, com o mágico Braid; dicas de saúde com a equipe da Unip e orientações jurídicas com o advogado Ricardo Labrudi Juste. Também estarão à disposição, os trailers de food trucks “Na Rua”, com diversos tipos de carne e lanches e o “La Mia”, com um cardápio de massas. De sobremesa, haverá a bike food “Mais Brigadeiro”, que adoçará o dia das pessoas com brigadeiro tradicional e gourmet e brownie com cobertura de brigadeiro. 

A partir das 14h haverá uma solenidade, com a presença do secretário de Agricultura Arnaldo Jardim; do coordenador da CATI, João Brunelli Júnior; de autoridades, produtores e parceiros da instituição. Serão apresentados vídeos, realizadas homenagens, lançada a Revista Casa da Agricultura - edição especial -, entre outras ações. 


SERVIÇO

O que? Evento em comemoração aos 50 anos da CATI.

Onde? Sede da CATI, em Campinas – Avenida Brasil, 2.340, Jd. Chapadão – Campinas (SP)

Quanto? Evento gratuito.

Quando? Segunda-feira, 19 de junho, das 8h às 14h para o público em geral e das 14h até 17h, solenidade com a presença de autoridades municipais e estaduais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em alguns instantes!