segunda-feira, 7 de março de 2022

ATENÇÃO: realize o Censo Previdenciário 2022

Ao longo de 2022, todos os beneficiários da São Paulo Previdência deverão realizar o Censo Previdenciário 2022, conforme Portaria SPPREV nº 236, de 16 de novembro de 2021. O procedimento é obrigatório, sob pena de suspensão do benefício, e ocorre em duas etapas distintas.


Primeira etapa

A primeira etapa é a Atualização Cadastral Online. Nessa fase, os inativos e pensionistas atualizarão seus dados junto à SPPREV, o que poderá ser feito de dois modos: pelo site da SPPREV, canal Serviços Online aos Beneficiários, ou pelo aplicativo da autarquia para smartphones (observação: deve-se verificar se o aplicativo está devidamente atualizado para a última versão disponível). Em ambos os casos, é necessário acessar com login e senha. Para reiniciar a senha, o beneficiário pode clicar na opção “Esqueci a senha” ou entrar em contato com o Teleatendimento (0800 777 7738 - para ligações gratuitas de telefones fixos, e (11) 2810-7050 - para ligações tarifadas de celulares). Após concluir a Atualização Cadastral, o sistema emitirá um comprovante, que poderá ser salvo e impresso pelo beneficiário.

Segunda etapa

Após atualizar os dados, a segunda etapa é o recadastramento (prova de vida), que já é realizado anualmente por todos os beneficiários. O procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do inativo ou pensionista, exceto no caso de pensionistas universitários, que devem se recadastrar semestralmente, nos meses de janeiro e julho.

Para se recadastrar, os beneficiários podem se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil ou unidade da SPPREV (mediante agendamento prévio). Deve ser apresentado documento oficial de identificação com foto (exemplo: RG, RNE, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, Carteira de Trabalho - CTPS, passaporte, entre outros). A SPPREV somente aceitará documentos que permitam a identificação visual do beneficiário. 

Será considerado recenseado no ano de 2022 o beneficiário que realizar as duas etapas do Censo Previdenciário. O beneficiário que realizar apenas uma das etapas, independentemente de qual seja, também estará sujeito à suspensão do benefício.

Ressaltamos que o Censo Previdenciário deve ser realizado apenas pelos aposentados que recebem pela SPPREV. Aposentados das universidades, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas não precisam realizar o procedimento.

Um comentário:

  1. Bom dia a todos. Parabenizo essa iniciativa de comunicar as atualizações e, principalmente, as obrigações a que nós APOSENTADOS estamos sujeitos.

    Esses comunicados vem bem a calhar, uma vez que, muitos aposentados, ficaram sem a informação ACESSÍVEL, da obrigatoriedade de se fazer a prova de vida,cuja data final foi em dezembro/2021, relativa ao exercício do ano passado.

    O salario de março foi bloqueado e houve necessidade de se deslocar até o SPPREV, presencialmente, com a notícia de que só em abril será depositado o pagto de março. Perguntado onde foi noticiado a data limite de dezembro de 2021, foi dito que: no holerith (hoje virtual); nos jornais (ninguém lê jornal hoje em dia); e nas lotéricas (quem não faz jogo presencialmente ficou sem saber).

    Essa é a razão pela qual nossas entidade de classe são de muita valia para informar, com antecedência, essas questões que nos tocam tão de perto.

    abraço a todos

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em alguns instantes!