sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Audiência Secretário da SAA/SP

      A Diretoria da AGROESP foi recebida ontem pelo Secretário Dr. Antonio Julio J. de Queiróz e seu "staff", atendendo o pedido de audiência, protocolado em 3/01/2023, quando também foi reencaminhado o documento entregue a todos os candidatos anteriormente a eleição, que apontava as principais demandas da associação.

    O senhor secretário abriu a reunião dando boas vindas a diretoria e ressaltando que sua gestão sempre estará aberta ao diálogo com a AGROESP e com os servidores da secretaria. Posteriormente houve uma breve explicação da diretoria sobre as demandas contidas no documento destacando-se alguns pontos que a associação gostaria de explanar com maior profundidade.  

Primeiramente a diretoria colocou a necessidade urgente da equalização salarial como forma de valorização da carreira e a melhoria dos pro labores de chefes de Casas da Agricultura e IDAs visando a valorização das atividades fins que atendem diretamente o público, conforme o pedido constante do nosso ofício nº 002/2023, de 11/01/2023. O secretário manifestou concordância com a necessidade de adequação salarial dos servidores da pasta. Também apontou que o documento apresentado apresenta uma justificativa sólida ao demonstrar que outras carreiras correlatas de outras secretarias, possuem remuneração maior (Especialistas Ambientais e Especialistas Políticas Públicas). O secretário se comprometeu em discutir a questão junto à secretaria de gestão e dar um retorno à diretoria da associação quando obtiver um retorno. Vale lembrar que nossa diretoria deixou bem claro que não quer outra carreira e sim a modificação da atual, com o claro objetivo de não prejudicar aposentados e pensionistas. 

Em seguida foi colocada para o secretário, a necessidade de ajustes de organização para que os associados tenham mais segurança jurídica em relação às questões ligadas a CARs judicializados. A AGROESP entende que as ações dos associados devem se ater a manifestações técnicas que serviriam de subsidio para que uma equipe específica redigisse os encaminhamentos jurídicos em si. Nesse sentido, obtivemos um compromisso de busca de soluções para os problemas, através da participação de representantes da AGROESP e servidores com maior atuação na área para obtenção de um retrato fiel da situação para busca de soluções. 

Com relação a dificuldades decorrentes da ultima reestruturação da SAA, foi apontado principalmente, como sendo questões preocupantes a centralização orçamentária, a falta de autonomia financeira das regionais e a falta de hierarquia entre área técnica e a área administrativa. Houve o compromisso de se discutir a questão visando reparar ou minimizar eventuais falhas na atual estrutura da Secretaria, notadamente as observadas na CATI e na CDA.

Para o assunto licença prêmio em pecúnia dos servidores da ativa, fomos informados da manifestação do órgão central de recursos humanos do estado, da impossibilidade dos assistentes agropecuários usufruírem desse benefício, uma vez que a alteração ocorrida n a lei de 2021 se refere aos servidores da Lei 1080. Para solucionar a questão deverá haver a alteração através de lei para que a carreira usufrua do benefício. Informado disso, prontamente a diretoria solicitou ao secretario que levasse também essa demanda a gestão, o mesmo se prontificou a conversar a respeito.

Quanto à bonificação por resultados (BR) de 2022, fomos informados que o assunto está sendo tratado pelo gabinete junto ao governo para que haja uma reconsideração da decisão tomada pelo governo anterior, que indeferiu para 11 secretarias o pagamento do bônus. 

Por último, o secretário informou que o vale refeição de 2023, dos servidores da ativa, possui orçamento e que o edital para contratação do mesmo está em fase de finalização. Além disso, o senhor secretário pretende tentar conseguir um aumento dos valores para 2024.

A diretoria da AGROESP aproveita esse informativo para agradecer publicamente ao Secretário Antonio Julio pela excelente recepção, afinal foram cerca de duas horas de produtiva conversa, onde pudemos discutir abertamente e sem restrições os problemas que afligem nossa categoria. O Secretário mostrou ser um homem comprometido com o ser humano e com a boa qualidade dos serviços prestados ao público da Secretaria, abrindo as portas do gabinete à AGROESP. 

Finalizando, a diretoria entende que foram dados os primeiros passos para a solução das demandas apresentadas, no entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido em alguns temas. Nesse sentido, a mesma se compromete a continuar trabalhando e acompanhando cada passo, sempre sendo prudente e realista em cada situação

.

Campinas, 27/01/2033

DIRETORIA EXECUTIVA DA AGROESP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em alguns instantes!