Ontem, 6 de dezembro de 2016, eu e muitos colegas da CATI tivemos a felicidade de comemorar o dia do Extensionista Rural, no Núcleo de Produção de Sementes e Mudas "Ataliba Leonel", do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da CATI.
Pela manhã, houve explanação de realizações e projetos que asseguram um futuro de realizações em prol da agricultura paulista e brasileira, calcado no vigor com que o DSMM empreende em seus desafios, superando-os e renovando-os.
A Fazenda "Ataliba Leone", que recentemente foi alvo de reportagens mostrando seu abandono, hoje está em processo de revigoração com quase toda sua área agricultável plantada e com projetos que asseguram um futuro radiante para essa unidade. As inovações tecnológicas estão sendo implantadas rotineiramente e permitem que as sementes ali produzidas tenham alto padrão de qualidade com sustentabilidade.
Vale lembrar que a semente é uma grande ferramenta de extensão rural pois, através da disponibilização de sementes de qualidade, podemos trazer o produtor rural à Casa de Agricultura e ali conhecer suas deficiências e necessidades, e daí então usar estratégias técnicas para a superação desses obstáculos.
Após a explanação, fomos ao campo visualizar in loco tudo que nos foi explanado e pudemos confirmar que a nova gestão estava realizando um grande e próspero trabalho naquela fazenda.
Em seguida, nos reunimos para o almoço e, em acordo com a diretoria do DSMM, trouxemos para a reunião um daqueles colegas que simbolizam o extensionista rural e que merecem todo nosso aplauso, o Engenheiro Agrônomo Sylmar Dennucci.
Hoje aposentado, o colega Sylmar, que esteve à frente da direção da fazenda por mais de quinze anos e atuou por mais de trinta anos no DSMM, celebrizou-se por várias ações, notadamente a de retomar as pesquisas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de variedades de milho, em contraponto com as cultivares transgênicas da espécie, dominantes do mercado. É desnecessário justificar a importância nos dias atuais desse produto face a grande demanda observada no mercado por esse tipo de semente.
Desse modo, a AGROESP pôde entregar ao colega Sylmar uma placa em sua homenagem, como forma de eternizar seus feitos à frente do programa de melhoramento do milho, bem como seu importante trabalho na gestão da fazenda e no melhoramento de outros cultivares e espécies de interesse da agricultura familiar.
Parabéns ao colega Sylmar! Parabéns ao extensionista rural!
Victor Branco de Araujo
Presidente da Agroesp
Victor Branco de Araujo
Presidente da Agroesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em alguns instantes!