sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura debaterá temas estratégicos para o segmento em São Paulo


A próxima reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), que será realizada no dia 19 de fevereiro, em São Paulo, colocará em pauta assuntos de grande relevância para o segmento agropecuário em 2016, como o Plano Safra e o seguro agrícola. De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente do Conselho, Arnaldo Jardim, “é preciso cuidar dessas questões, pois este será um ano muito desafiador para o setor, que tem contribuído para manter a atividade econômica do País, com a geração de empregos e renda”.

A pauta inclui ainda as novas medidas de defesa animal e vegetal, anunciadas recentemente pelo governo federal e extensão rural. “Foi anunciada a criação da Agência Nacional de Extensão Rural, o que queremos que seja feito de forma muito bem combinada com os municípios, para não duplicar estruturas e desperdiçar recursos ao invés de fornecer apoio ao produtor”, disse Arnaldo Jardim.

No dia 2 de fevereiro, ele recebeu a visita do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, que elogiou a pauta estabelecida. Na avaliação do secretário João Cruz, o trabalho realizado pelo Conseagri tem possibilitado pautar as principais questões do agronegócio conforme as necessidades dos Estados. “Muitas vezes, não somos ouvidos e atuamos complementarmente ao Ministério da Agricultura e ao governo federal, pois temos responsabilidades com nossos órgãos estaduais de defesa agropecuária, pesquisa, tecnologia, assistência técnica e extensão rural”, observou.

Apesar de 2016 ter algumas particularidades, como a realização de eleições municipais e das Olimpíadas, ele ressaltar ser fundamental dar atenção ao campo. “Temos certeza de que a superação de toda e qualquer crise começa na agricultura e a pauta que será discutida é fundamental para ajudarmos o País a caminhar”, disse o titular da Pasta mineira.

Por Paloma Minke - Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Foto: João Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em alguns instantes!